50 anos: revisitar o passado e lançar luzes sobre o futuro

Data de publicação: 19 de junho de 2019. Categoria: Notícias

Atual vice-reitor da UFC, o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida esteve à frente da Pró-Reitoria de Graduação por duas gestões, entre 2007 e 2015. Ao situar a graduação como o início da universidade, ele destaca que que revisitar e registrar a história da PROGRAD é registrar a história da própria Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e no interior.

Dos seus mandatos como pró-reitor, chama atenção para o impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), período em que a universidade viveu seu maior período de expansão, tanto em crescimento no número de cursos ofertados quanto na sua capilaridade, chegando a cinco municípios no interior do Ceará.

“Chegamos a 100 mil estudantes formados e podemos imaginar o que isso significa: Quantas estradas construídas? Quantos hospitais, escolas, universidades, aeroportos, portos, consultórios? Fico feliz de fazer parte dessa história e de ter dado minha contribuição neste momento de expansão e reestruturação”, diz.

Na opinião da Profª Elza Maria Franco Braga, pró-reitora entre 1999 e 2003, resgatar a história da PROGRAD é também “iluminar o futuro da Universidade”, uma vez que a pró-reitoria tem papel fundamental não apenas na graduação: “O ensino de qualidade reflete na extensão, na pesquisa e na pós-graduação, é a base. O desempenho da graduação reflete até no orçamento da Universidade”.

De seu mandato, ela ressalta a implantação da matrícula on-line, a informatização da pró-reitoria, o reconhecimento de onze cursos de graduação, a criação do fórum de coordenadores de graduação e os projetos de valorização das licenciaturas. “Apesar de ter sido uma época difícil em relação a financiamento, fizemos muita coisa”, comenta.

Ela diz lembrar com carinho do período à frente da PROGRAD. “Foi muito gratificante vir aqui e reencontrar funcionários que ainda estão na casa e tiveram papel decisivo no que fizemos nesses anos”.

Funcionário mais antigo da PROGRAD, Francisco Ivanildo Ferreira Fialho foi um dos sete servidores técnico-administrativos homenageados. Atualmente diretor da Divisão de Memória e Documentação, ele conta que está há 36 anos trabalhando na UFC, sempre lotado na PROGRAD. “Temos uma boa equipe e gosto muito de trabalhar aqui”.

Com 41 anos de UFC, 28 deles na PROGRAD, Maria Cristina de Figueiredo Monteiro, chefe da Seção de Registro de Diplomas de Outras Instituições, também homenageada, diz que, apesar de já ter o direito a se aposentar, ainda não pensa nisso por enquanto. “Gosto de trabalhar, gosto da PROGRAD e das pessoas daqui. Amo e visto a camisa mesmo”.

Homenagens marcam comemoração do cinquentenário da PROGRAD

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: (85) 3366 9219