Ações sociais marcam presença nos Encontros Universitários

Data de publicação: 24 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Além dos trabalhos selecionados por 16 editais, os Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberão diversas ações sociais. Os visitantes do evento – que acontece de quarta-feira (24) a sexta (26), no Campus do Pici, em Fortaleza – poderão participar de atividades de conscientização ambiental e da saúde.

Dentro da campanha Outubro Rosa, serão realizadas exposição e palestra com a proposta de esclarecer o público sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. A programação acontece na quinta-feira (25) e na sexta (26), das 9h às 18h, no Centro de Convivência, com Valéria Mendonça, da administração hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e Vile Matos, representante da Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC.

Durante os três dias de Encontros, o curso de graduação e o programa de pós-graduação em Enfermagem oferecerão testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites. Essa atividade será realizada, de 9h às 17h, no Instituto de Cultura e Arte (ICA).

A Farmácia Viva também estará presente no EU  2018, na quinta-feira (25) e na sexta (26), para explicar o uso correto de plantas medicinais, exibir mudas e os produtos feitos na farmácia. Kellen Sá, farmacêutica do Horto de Plantas Medicinais da UFC, comenta a proposta: “Falar um pouco a respeito do uso racional das plantas medicinais pra evitar espécies venenosas, mostrar que as plantas também têm efeito tóxico se não utilizadas da forma correta”.

Meio ambiente – O Observatório Ambiental do Pici (OAP) irá desenvolver jogos e dinâmicas sobre a biodiversidade do Campus do Pici e a Área de Relevante Interesse Ecólogico (ARIE) “Matinha do Pici”. Geovany Torres, da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental – UFC Infra, lembra que as atividades acontecerão na quinta-feira (25) e na sexta (26), quando serão distribuídos brindes e adesivos “Também apresentaremos um jogo no formato de banner sobre a avifauna do Campus do Pici, valendo prêmio”.

A programação completa pode ser consultada no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2018 – e-mail: encontrosuniversitarios2018@prograd.ufc.br