Atenção às datas para inscrição como aluno especial e de mobilidade acadêmica em 2019.2

Data de publicação: 6 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

Os interessados em cursar disciplinas nas graduações da Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2019.2 como alunos especiais ou do programa de mobilidade acadêmica devem procurar as coordenações de curso nos dias  8 e 9 de agosto. Os requerimentos de inscrição devem ser apresentados impressos e devidamente preenchidos, junto com a documentação  exigida, na Seção de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, no dia 12 de agosto, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Aluno Especial – Estudantes de instituições de ensino superior (IES) sediadas fora da Região Metropolitana (RMF) ou já graduados que desejam cursar disciplinas na UFC deverão se dirigir, no período de 8 a 9 de agosto, à coordenação de cada curso que possui as disciplinas pleiteadas, para que o coordenador possa expressar o consentimento para a matrícula como aluno especial. Depois disso, precisam comparecer à Seção de Protocolo da PROGRAD, no dia 12 de agosto, levando toda a documentação exigida.

No caso de alunos especiais já graduados em qualquer IES, é necessária a entrega de cópias legíveis do diploma de curso de graduação (insubstituível), documento de identidade e CPF. Para os alunos que ainda estejam cursando graduação em outra instituição de ensino superior (IES), além de cópias de RG e CPF, é preciso apresentar também histórico escolar, atestado que comprove estar regularmente matriculado em outra IES e autorização da IES de origem para cursar disciplinas como aluno especial na UFC (todos originais). A condição de aluno especial não pode ultrapassar quatro semestres, com o máximo total cursado de cinco disciplinas.

Mobilidade – Os alunos de outras IES do programa de mobilidade acadêmica também devem procurar as coordenações de curso, de 8 a 9 de agosto, para que o coordenador expresse consentimento para a matrícula nas disciplinas requeridas, e depois se dirigir ao Protocolo da PROGRAD, no dia 12 de agosto, com a documentação. É necessário apresentar cópias legíveis de documento de identidade e CPF, além de originais do histórico escolar e autorização da IES de origem para cursar disciplinas na UFC através do programa. É importante ressaltar que o aluno não poderá se afastar da IES de origem, sob o amparo do vínculo temporário previsto no convênio, por prazo superior a um ano letivo. Em caráter excepcional, a critério da instituição receptora, poderá haver renovação do vínculo por até mais um período letivo.

NOTA DE RETIFICAÇÃO: Informamos que houve alteração quanto ao local para entrega da documentação no dia 12 de agosto, mudando da Seção de Protocolo da PROGRAD para o AUDITÓRIO DA PROGRAD.

Saiba mais:
Perguntas Frequentes sobre Aluno Especial
Perguntas Frequentes sobre Mobilidade Acadêmica

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528