Bolsistas do PIBID e da Residência Pedagógica participam de seminário de abertura das atividades

Data de publicação: 14 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

Participantes do PIBID e da Residência Pedagógica lotaram o auditório da Faculdade de Direito (Foto: Ribamar Neto)

Estudantes selecionados pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e pelo Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal do Ceará participaram, na tarde desta segunda-feira (13), do seminário de abertura das atividades dos dois programas para o semestre 2018.2. Além dos bolsistas, o auditório da Faculdade de Direito recebeu também preceptores e supervisores das escolas participantes, bem como orientadores e coordenadores de área.

Diante de um auditório lotado, o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, destacou a importância da formação de professores, que está baseada em dois eixos fundamentais: o currículo e a carreira, os quais precisam ser valorizados. “Formar professor significa muito mais do que formar pessoas que saibam a biologia, por exemplo. Eu preciso ter um professor de biologia que saiba dar aula, mas eu preciso também que esse professor seja capaz de ter uma leitura social da situação desses alunos e ter uma capacidade emocional gigantesca de conviver com essa situação”, comentou.

Prof. Cláudio Marques e Prof. Custódio Almeida destacaram a importância dos programas na formação docente (Foto Ribamar Neto)

O Prof. Custódio Almeida aproveitou a oportunidade para incentivar os universitários presentes a “encantar” os alunos das escolas em que vão atuar. “Sejam grandes ouvintes dos estudantes da escola básica, para que eles sigam estudando e queiram chegar até a universidade”, aconselhou.

Presente à mesa de abertura, o pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques, chamou a atenção dos discentes para a chance que eles têm com o PIBID e a RP na formação profissional. “Vocês estão tendo a oportunidade de participar de uma proposta encantadora, que é a de chegar à escola pública e levar não só o conhecimento e a inovação que nossos professores trabalham aqui na Universidade, mas também de estar aberto a aprender com a realidade de cada um”, comentou.

Mesa – Após a exposição dos dois professores, os participantes puderam discutir o tema “Expectativas para um novo diálogo entre escola e universidade: o papel do PIBID e da RP” em uma mesa-redonda formada pela Profª Carmensita Matos Braga Passos, ex-coordenadora institucional do PIBID na UFC; pelo Prof. Wesley Rocha Barbosa, gerente de Desenvolvimento Curricular da Secretaria Municipal da Educação; e pelos coordenadores institucionais do PIBID e da RP, Gerardo Viana e Ingrid Louback, respectivamente.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331