COGRAD discute trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior

8 de novembro de 2018

Prof. Cláudio Marques e Profª Socorro Oliveira na abertura do Encontro do COGRAD – Regional Nordeste (Foto: Viktor Braga)

Segue até amanhã (9), na Universidade Federal do Ceará (UFC), o Encontro Anual do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (COGRAD) Regional Nordeste, ligado a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O evento é organizado conjuntamente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com a UFC.

A solenidade de abertura, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), teve início com apresentação da Camerata de Cordas. Projeto de extensão da UFC, a Camerata reúne estudantes e pessoas da comunidade, sob orientação das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz, do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Em seguida, foram convidados a formar a mesa o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, a coordenadora do COGRAD na região Nordeste, Profª Maria do Socorro de Lima Oliveira, e o Secretário Executivo da ANDIFES, Prof. Gustavo Henrique de Sousa Balduíno. O foco das discussões é nos desafios para permanência de estudantes e conclusão do ensino superior.

A Profª Maria do Socorro, que é também Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, destacou o caráter coletivo com que o evento foi construído. “O Nordeste cresce e se fortalece nesta união”, disse. Após uma análise de conjuntura, o Prof. Gustavo Balduíno elogiou a iniciativa do COGRAD em reconhecer problemas e apresentar soluções.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio Marques, a apresentação de dados sobre o sistema de ensino, a definição de conceitos e a produção de indicadores devem contribuir para cooperações de forma articulada a partir de experiências bem sucedidas. Inclusão, acessibilidade, políticas afirmativas e formação pedagógica de docentes do ensino superior são alguns dos temas a serem abordados durante o evento.

Prof. Henry Campos, reitor da UFC, reforçou o papel das pró-reitorias na melhoria do ensino de graduação (Foto: Viktor Braga)

O Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, ressaltou a importância de mostrar o que acontece na graduação e de como obter melhorias. Ele reforçou também o papel das pró-reitorias na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Minha mensagem é de fé e esperança na universidade pública”, concluiu.

O Encontro Anual do COGRAD continua amanhã (9), no Auditório da PROGRAD, Bloco 308, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. São esperados mais de vinte pró-reitores de Graduação, não apenas da região Nordeste, mas de todo o país. Diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de programas acadêmicos da UFC também são convidados.

A reunião de encerramento, no sábado, será restrita ao grupo de organização do Encontro, em local a ser definido.

COGRAD – O Cograd é um órgão de assessoramento da Andifes nas temáticas ligadas a área de pró-reitorias de Graduação. Entre as atribuições do órgão, estão identificar necessidades, encaminhar proposições a serem enviadas a agências de fomento, elabora e/ou promover estudos de assuntos de interesse da área e estimular intercâmbios e cooperações entre órgãos da área de graduação.

Fonte: Divisão de Comunicação da PROGRAD – fone: 85 3366 9219