COGRAD: UFC sedia encontro de pró-reitores de Graduação do Nordeste

Data de publicação: 1 de novembro de 2018. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará sediará, de 8 a 10 de novembro, o Encontro Anual do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (COGRAD) Regional Nordeste, ligado a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O evento é uma organização conjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com a UFC.

São esperados mais de vinte pró-reitores de Graduação, não apenas da região Nordeste, mas de todo o país. Diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de programas acadêmicos da UFC também são convidados.

Nos dois primeiros dias, o evento acontecerá no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Bloco 308, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. A reunião de encerramento, no sábado, será restrita ao grupo de organização do Encontro, em local a ser definido.

Confira a programação completa do evento

Participarão da solenidade de abertura, na quinta-feira (8), a partir de 8h45min, o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, o Secretário Executivo da ANDIFES, Prof. Gustavo Henrique de Sousa Balduino, e a coordenadora do COGRAD na região Nordeste, Profª Maria do Socorro de Lima Oliveira.

Em seguida, o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, apresentará indicadores de diplomação, retenção e evasão. A mediação será da Profª Maria do Socorro de Lima Oliveira, também Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e relatoria e sistematização da Profª Mônica Tomé, Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, o objetivo do Encontro é discutir políticas que favoreçam a permanência dos alunos na Universidade e a conclusão dos cursos. Inclusão e acessibilidade, políticas afirmativas e formação pedagógica de docentes do ensino superior são alguns dos temas a serem abordados durante o evento.

“Esperamos concluir o Encontro com conceitos definidos, que deverão ser utilizados pelas IFES para produzir indicadores importantes. Uma metodologia unificada permitirá fazer cooperações de forma articulada a partir de experiências bem sucedidas”, explica.

COGRAD – O Cograd é um órgão de assessoramento da Andifes nas temáticas ligadas a área de pró-reitorias de Graduação. Entre as atribuições do órgão, estão identificar necessidades, encaminhar proposições a serem enviadas a agências de fomento, elabora e/ou promover estudos de assuntos de interesse da área e estimular intercâmbios e cooperações entre órgãos da área de graduação.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9410