Coordenadores e vice-coordenadores de 58 cursos de graduação tomam posse

11 de março de 2019

Tomaram posse, na manhã desta segunda-feira (11), coordenadores e vice-coordenadores de 58 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade foi realizada no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Profª Ingrid Monteiro recebeu portaria de nomeação representando os demais do campus Quixadá (Foto: Viktor Braga)

Os professores Maria Alexsandra de Sousa Rios (Engenharia Mecânica – Fortaleza), Rômulo Nunes de Carvalho Almeida (Engenharia Elétrica – Sobral), Ingrid Teixeira Monteiro (Design Digital – Quixadá) e Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita (Engenharia Civil – Russas) receberam do reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, suas portarias de nomeação representando os demais eleitos em seus campi.

O reitor destacou o papel de coordenadores e vice-coordenadores na melhoria da qualidade do ensino de graduação e desejou sucesso aos empossados. Citando o geógrafo brasileiro Milton Santos, falecido em 2001, reforçou a importância de modelos de formação contemporânea, cidadão e socialmente responsável. “A Universidade precisa sair dos seus muros e interagir com a sociedade”, afirmou.

Esta é a primeira posse após a unificação dos mandatos de coordenadores e vice-coordenadores, de acordo com ciclos, como definido em portaria de fevereiro de 2016.

Prof. Cláudio Marques, pró-reitor de Graduação, apresentou ações e resultados da PROGRAD (Foto: Viktor Braga)

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, a unificação dos mandatos, agora vinculados a processos avaliativos, permite uma gestão mais eficiente do tempo para analisar e elaborar planos de melhorias, além de trazer benefícios na organização dos trabalhos. “Os coordenadores não vão mais assumir no meio de períodos como matrículas ou colações de grau, por exemplo”, disse.

Na opinião da Profª Andréa Cardoso, que reassume a coordenação do curso de Engenharia de Alimentos, é essencial essa nova dinâmica de articulação, pois, segundo ela, em muitos casos diversas coordenações enfrentam o mesmo problema em antes da integração, eram obrigadas a lidar com ele individualmente.

Prof. Roberto Cavalcante, assumindo pela primeira vez a coordenação do bacharelado em Física, julga a medida “válida, pois mostra todo comprometimento com o ensino, pesquisa e extensão, valorizando a graduação na UFC e trabalhando para que os cursos na UFC alcancem níveis cada vez maiores de qualidade e reconhecimento”. Reforçando essa perspectiva, o Prof. Rômulo Almeida, coordenador do curso de Engenharia Elétrica em Sobral frisou que “manter um crescimento é muito difícil, mas todos estão bem integrados e trabalhando duro para isso”.

O Ciclo I, cujos coordenadores e vice-coordenadores foram empossados hoje, se refere à área de ciências exatas e tecnológicas, licenciaturas e afins, eixos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. Os mandatos têm duração de três anos.

Na ocasião, o Prof. Cláudio Marques apresentou também a estrutura da PROGRAD e suas atribuições, frisando o papel de cada uma no relacionamento com a comunidade acadêmica e, em especial, com as coordenações de curso. Ele mostrou ainda resultados alcançados pela graduação da UFC nos últimos anos, como melhoras na efetividade de matrículas e o desempenho nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Mesa composta para a solenidade de posse dos coordenadores de curso (Foto: Viktor Braga)

Também participaram da solenidade compondo a mesa o vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa Soares, a pró-reitora adjunta de Graduação, Profª Simone da Silveira Sá Borges, o diretor do campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves, e a ex-coordenadora do curso de Biotecnologia, Profª Cristina Paiva da Silveira Carvalho.

Leia mais:
Desafios dos coordenadores para os próximos três anos

Veja também:
Entrevista com o Prof. Cláudio Marques, pró-reitor de Graduação (vídeo)

Fonte: Divisão de Comunicação da PROGRAD – fone: 85 3366 94527 (Com UFCTV)