ENADE: Questionário do Estudante disponível para preenchimento; nome social pode ser solicitado até segunda (10)

Data de publicação: 4 de setembro de 2018. Categoria: Notícias

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 têm até o dia 21 de novembro para responder o Questionário do Estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Questionário do Estudante tem como finalidade a avaliação, por parte do estudante, da instituição de ensino superior e do curso a qual está concluindo, além de coletar informações socioeconômicas dos estudantes. Este instrumento é utilizado para o cálculo dos indicadores de qualidade da IES e do curso.

Ele é necessário também para que os estudantes tenham acesso a consulta individual do local de prova e ao cartão de informações, que serão liberados pelo Inep a partir do dia 9 de novembro. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao Enade.

Nome social – O Inep informa também que, entre os dias 4 e 10 de setembro, poderá ser realizada a solicitação para atendimento por nome social para o Enade 2018.

Aplicativo – Os participantes do Enade contam com um aplicativo para resolver várias situações relacionadas ao Exame. O App Enade está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

Cursos avaliados – Na Universidade Federal do Ceará (UFC), serão avaliados 17 cursos: Administração (Integral e Noturno), Administração Pública (EAD), Ciências Contábeis (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Sobral), Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito (Integral e Noturno), Psicologia, Psicologia (Sobral), Secretariado Executivo e Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por dois instrumentos obrigatórios: uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

• Clique aqui para acessar o Sistema Enade

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep) – fone: 85 3366 9020