Estudantes e professores compartilham experiências durante Encontro de Práticas Docentes

Data de publicação: 25 de novembro de 2013. Categoria: Notícias

O VII Encontro de Práticas Docentes (EPD) da UFC reuniu apresentações de trabalhos produzidos pelos estudantes que participam do evento. Com foco na docência, a maioria das pesquisas foi conduzida por alunos das licenciaturas. Durante as exposições, eles puderam compartilhar suas experiências como docentes e informar ao público o trabalho que vêm realizando na área em que atuam.

O aluno do curso de Geografia e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Ambiental, Antônio Rodrigues, comenta que a apresentação do trabalho consiste em um momento importante na formação de um estudante de licenciatura: “Engrandecemos o nosso currículo porque estamos aqui mostrando as nossas experiências, e, futuramente, como professores, nós também vamos estar apresentando nossas experiências em outros lugares”.

Os trabalhos são submetidos à avaliação durante a apresentação. O professor e coordenador do PIBID de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) –criada em junho, mas ainda tutelada pela UFC – Adauto Lopes, comenta quais os critérios mais relevantes a serem avaliados: “A disposição do banner, a clareza, os objetivos, (…) a segurança do bolsista quando da exposição, (…) o envolvimento que a gente percebe pela fala dele”.

A professora e coordenadora do PIBID na UFC, Carmensita Passos, afirma que a realização do EPD tem um papel fundamental para a consolidação da interdisciplinaridade na universidade e comenta: “O evento tem como objetivo a socialização das experiências vividas nas licenciaturas como um todo. É um evento de integração, congregação dos cursos de licenciatura, este é o objetivo principal.”.

Fonte: Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498