EU 2017: mais de 1.600 trabalhos apresentados em editais da Prograd

Data de publicação: 10 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

Os Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) se encerram nesta sexta-feira (10), se consolidando como o maior trabalho de divulgação científica do Estado, com mais de 5 mil trabalhos apresentados.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) se insere no evento com cinco editais: XXVI Encontro de Iniciação à Docência, IV Encontro de Programas de Educação Tutorial, VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação e XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência, além do III Encontro de Tecnodocência (realizado juntamente com o Instituto UFC Virtual), representando mais de 1.600 trabalhos.

“É uma grande oportunidade para os alunos de graduação apresentarem à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o resultado do envolvimento nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, além das atividades artísticas e culturais”, comenta o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques.

Abertura dos Encontros Universitários 2017 (Foto: Viktor Braga)Ele destaca a inclusão no evento do XI Encontro de Práticas Docentes e do V Seminário Institucional de Iniciação à Docência, que até o ano passado eram realizados à parte: “Ao uni-los, ampliou e enriqueceu a experiência dos estudantes”. Foram apresentados projetos fomentados pela Prograd e desenvolvidos pelas unidades acadêmicas com ênfase na formação para a docência, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Também concebidas para a edição 2017 dos EU, as sessões temáticas transversais foram espaço de apresentação de trabalhos relacionados a questões estratégicas para o Ceará e o País, com o intuito de dar visibilidade à produção da UFC nesses temas.

Arboviroses, cidades inteligentes, comunicação e linguagem, divulgação científica, empreendedorismo e inovação, energias renováveis, inclusão social, internacionalização, nanobiotecnologia, novos materiais, saúde e bem-estar, segurança hídrica e tecnologia da informação são alguns temas das sessões transversais, marcadas pela interdisciplinaridade e pela variedade de abordagens, uma vez que reuniram bolsistas de diferentes pró-reitorias.

Claudivan Freitas, do curso de Engenharia Elétrica, explicou o canal PEETEETUBE desenvolvido para ampliar o conhecimento sobre a área.

Muitos dos trabalhos apresentados em vários Encontros focaram em questões pertinentes à vida acadêmica, como a ambientação dos estudantes de graduação e consequente redução nos índices de evasão.

O trabalho de Claudivan Domingos de Freitas, do 6º semestre, e Yago Bezerra de Menezes, do 4º semestre, ambos do curso de Engenharia Elétrica, visa a uma melhor compreensão da área. O PETEETUBE é um canal no Youtube que busca desenvolver os três eixos – ensino, pesquisa e extensão – na Engenharia Elétrica. “Postamos vídeos-aula, entrevistas, palestras sobre o mercado de trabalho, entre outros conteúdos”, diz Claudivan, que se apresenta pela segunda vez no evento, dentro do Encontro de Programas de Educação Tutorial.

Álvaro Carvalho Monteiro, aluno do 5º semestre do curso de Sistemas e Mídias Digitais, se apresentou pela primeira vez este ano, no Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação. O trabalho pretende auxiliar no ensino e aprendizagem de Química por meio de um aplicativo móvel no formato de jogo. “São perguntas e respostas que o estudante responde e pode acompanhar a posição dele no ranking dos jogadores”, explica. O projeto do qual faz parte desenvolve outros jogos com a mesma finalidade.

Este ano, a organização dos Encontros Universitários foi de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Em 2018, o evento será organizado pela Prograd.

Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9219