Experiências e conhecimentos são compartilhados em oficina para gestores acadêmicos de cursos

Data de publicação: 24 de fevereiro de 2014. Categoria: Notícias

A I Oficina de Formação e Atualização da Gestão Acadêmica de 2014, realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), encerrou-se na tarde da última sexta-feira (21), no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra. Durante dois dias, membros da Prograd se reuniram com mais de 70 gestores de cursos de graduação, entre coordenadores, chefes de departamentos, diretores de unidades acadêmicas e representantes dos campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá. O evento se propôs a atualizar gestores sobre a estrutura de ensino da universidade, esclarecer dúvidas e conhecer as demandas de cada curso.

O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, destaca que, além de promover formação, a oficina prepara gestores para as avaliações institucionais, que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Segundo Almeida, o encontro ajuda a “informar as coordenações de cursos sobre quais itens são cobrados em processos avaliativos para que elas identifiquem onde estão as suas fragilidades e para que possam  superá-las”.

O primeiro módulo foi conduzido pela Profª. Socorro Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas  (Copav) da Prograd. Ela conta que a iniciativa surgiu da necessidade de responder aos questionamentos mais comuns dos recém ingressos nas coordenações, como as atribuições do cargo, os procedimentos para o Enade e para o Ciências Sem Fronteiras e a utilização do SIGAA. Sousa afirma que o espaço proporcionou “uma socialização de experiências e conhecimentos” e que os coordenadores avaliaram muito bem o evento.

Lucicléia Torres, coordenadora de Engenharia de Alimentos há três meses, era uma das gestoras que acompanhava as explicações apresentadas. “Muitos dos questionamentos conseguiram ser supridos, o encontro esclareceu muita coisa”, reflete. Alessandra Benevides, coordenadora de Finanças do campus de Sobral, diz que, durante os dois dias, pôde compreender melhor o funcionamento da Prograd. “Para mim, que estou entrando agora, é importantíssimo que esse tipo de evento aconteça, porque a gente tem muita dúvida quando entra na coordenação”, aponta. No segundo mandato como coordenador do curso de Agronomia, Francisco Casimiro afirma que o evento “foi bastante pertinente” e espera que alguns dos assuntos sejam tratados mais detalhadamente no próximo módulo.

Sousa explica que o segundo momento da oficina ocorrerá em março, a partir das necessidades identificadas pelos coordenadores. Segundo ela, a ideia é que, posteriormente, a oficina possa se tornar um curso de formação continuada promovida pelo projeto da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020