Homenagens marcam comemoração do cinquentenário da PROGRAD

Data de publicação: 19 de junho de 2019. Categoria: Notícias

Na solenidade, foram homenageados todos os 13 pró-reitores que antecederam a atual gestão e sete servidores técnico-administrativos (Foto: Viktor Braga/UFC)

Em 2019, a Universidade Federal do Ceará alcança a marca de 100 mil estudantes formados. Parte fundamental dessa história, a Pró-Reitoria de Graduação chega aos 50 anos em clima de celebração e homenagens. A solenidade do cinquentenário da PROGRAD foi realizada, na manhã desta quarta-feira (19), na própria pró-reitoria, no Campus do Pici, em Fortaleza.

Antônio Gomes Pereira, professor aposentado da Faculdade de Educação que esteve à frente da PROGRAD de 1971 a 1974, atualmente morando nos Estados Unidos, compareceu à cerimônia e discursou em nome dos demais ex-pró-reitores. Relembrando os primeiros anos da pró-reitoria, disse que naquele momento já havia o embrião do que viria a se tornar a PROGRAD hoje. “Eis a Universidade Federal do Ceará desde o começo: atenta, inovadora e confiável”, destacou.

Atual pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, ressaltou o papel dos gestores da graduação na missão da universidade pública de ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior e responder aos anseios da sociedade. “Muitos desafios foram sendo apresentados a estes gestores e cada um, a seu tempo, ajudou a moldar a estrutura administrativa e a consolidar as políticas para a graduação. As ações executadas ao longo desse tempo contribuíram para os contínuos avanços na gestão do ensino de graduação”.

Na palavras do reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, “proativa, criativa, atuante, presente, a PROGRAD tem o que comemorar neste cinquentenário”. Ao repassar as conquistas do atual quadriênio administrativo, frisou programas e ações desenvolvidos pela pró-reitoria, que se refletiram na melhoria da qualidade do ensino e no destaque que a UFC obtém em avaliações e rankings nacionais e internacionais. “Sua postura, hoje, é de seriedade e absoluto devotamento às diretrizes da entidade pública atenta a suas responsabilidades, é, enfim, de total compromisso com sua missão institucional.”

Ainda entre as homenagens, foi inaugurada, na Sala da Câmara de Graduação, a Galeria de Pró-Reitores de Graduação (Foto: Viktor Braga/UFC)

HOMENAGENS – Foram homenageados todos os treze pró-reitores que antecederam a atual gestão e também sete servidores técnico-administrativos. Os primeiros (ou seus familiares) receberam placas comemorativas das mãos do reitor Henry Campos. As demais homenagens foram entregues pelo pró-reitor de Graduação Cláudio Marques. A atual gestão também foi homenageada de surpresa pelo reitor.

Ainda entre as homenagens, foi inaugurada, na Sala da Câmara de Graduação, a Galeria de Pró-Reitores de Gradução, com os retratos de todos os gestores que estiveram à frente da PROGRAD. Além disso, foi instalada, no mesmo local, uma linha do tempo com os principais marcos da história da pró-reitoria. No hall da entrada principal, foi descerrada uma placa comemora ao cinquentenário.

SITE – Como parte das comemorações, foi lançado um hotsite em homenagem aos 50 anos da PROGRAD. Desenvolvido pelas Divisões de Comunicação e de Arquivo da PROGRAD, em parceria com a Divisão de Design e Fotografia da Coordenadoria de Comunicação Social de Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, o material relembra a história da pró-reitoria e os feitos de seus gestores e servidores técnico-administrativos.

50 anos: revisitar o passado e lançar luzes sobre o futuro

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: (85) 3366 9219