Interior: cursos em Crateús e Russas também se destacam

Data de publicação: 3 de maio de 2019. Categoria: Notícias

O curso de Engenharia Ambiental no campus da UFC em Crateús oferta 50 vagas anualmente (Foto: Ribamar Neto)

Após o excelente desempenho do Curso de Sistemas de Informação do Campus da UFC em Crateús na avaliação do MEC, agora foi a vez do Curso de Engenharia Ambiental ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4.

Para a coordenadora do curso, Profª Luísa Gardênia Farias, o resultado reflete o esforço do trabalho empreendido pela comunidade acadêmica no campus. “Foi uma nota 4 com sensação de 5”, comemora, destacando o trabalho em conjunto desenvolvido pela direção do campus, coordenação do curso, servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes.

As atividades do Curso de Engenharia Ambiental no Campus de Crateús iniciaram-se no primeiro semestre de 2015. No último ano, de acordo com a coordenadora, a matriz curricular do curso passou por reformulações para contemplar não só a gestão ambiental, mas também a área sanitarista. “Nossos egressos podem atuar em projetos de estações para tratamento de água e com consultorias ambientais”, comenta.

O curso oferta 50 vagas anualmente, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo. Com um total de 10 semestres, a primeira turma deve colar grau neste ano. Segundo a coordenadora, três deles já devem receber o diploma no fim deste semestre, concluindo o curso antes do tempo previsto.

O curso de Engenharia de Software da UFC em Russas também garantiu nota 4 (Foto: Viktor Braga)

RUSSAS – Quem também comemora o reconhecimento no MEC é o Curso de Engenharia de Software, em Russas, que garantiu nota 4, de um máximo de 5 na avaliação do Ministério. “Esse resultado reflete o esforço e a dedicação dos servidores (técnicos e docentes), assim como o bom aproveitamento dos alunos”, considera o Prof. Pablo Soares, coordenador do curso.

O bacharelado em Engenharia de Software do Campus da UFC em Russas, autorizado a funcionar em 2014, é oferecido na modalidade presencial, com oferta de 100 vagas anuais. Prevê tempo mínimo de quatro anos e máximo de seis para integralização.

De acordo com o Prof. Pablo Soares, o curso forma profissionais que irão produzir modelos correspondentes a softwares e realizá-los. “Ou seja, o egresso é capaz de especificar, projetar e construir um software com qualidade como também realizar atividades de manutenção de software”, explica. O curso já graduou 17 estudantes. Destes, 9 estão em mestrados acadêmicos.

Curso de Finanças da UFC obtém nota máxima em avaliação do MEC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331