Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

Área do conteúdo

Medicina: Inscrições para exame de revalidação seguem até o dia 30

Data de publicação: 22 de julho de 2013. Categoria: Notícias

Médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior têm até o dia 30 de julho para fazer a inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. A inscrição deve ser feita exclusivamente on-line, na página do Revalida na internet (http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao).

Este ano, 37 Instituições de Ensino Superior (IES) aderiram ao Revalida, entre elas a Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim como no ano passado, o Revalida 2013 compreenderá duas etapas: uma escrita e outra de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório. O exame escrito será realizado no dia 25 de agosto, em dez capitais brasileiras, inclusive Fortaleza. As outras cidades são Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

De acordo com o Edital Nº 1/2013 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13589&Itemid=), que aplicará o exame, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame – composta de 110 questões de múltipla escola e por cinco discursivas. Já a segunda etapa, que avalia as habilidades clínicas em simulações de situações de atendimento médico, deverá ser realizada em Brasília. Essa prova está prevista para os dias 19 e 20 de outubro de 2013.

Para fazer a inscrição, o participante precisa preencher requisitos exigidos pelo Revalida. Além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à IES responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.

A taxa de inscrição para a prova escrita é de R$ 100,00 (cem reais) e pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento (31 de julho de 2013). O pagamento poderá ser efetuado por meio do boleto bancário, a ser gerado no próprio sistema ao final da inscrição. Apenas os candidatos aprovados na primeira etapa poderão realizar a segunda fase do Revalida, que consiste da prova de habilidades clínicas. A taxa de inscrição custará R$ 300,00 (trezentos reais).

O Revalida é implementado pelo Inep, em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), com o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE), desde 2010. Trata-se de um exame que, elaborado por especialistas renomados, permite tanto às IES quanto aos médicos cujo diploma de Medicina foi expedido no exterior obter maior agilidade, confiabilidade e eficácia nos processos de revalidação de diplomas médicos no país. Em 2012, participaram do Revalida 884 candidatos. Destes, 77 foram aprovados no exame, dos quais três, no ato da inscrição, escolheram a UFC para efetivar o registro do diploma.

Pré-teste

Este ano, o Inep realizará um pré-teste para analisar a avaliação aplicada na primeira etapa do Revalida, tendo em vista sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina. Conforme o Edital Nº 2/2013 do Inep, apenas uma parcela dos estudantes do País do sexto ano de medicina prestará a prova. Ainda segundo o Inep, o pré-teste não tem intenção de avaliar as IES nem os alunos.

A amostra de estudantes que fará a prova, segundo o edital, compõe um quadro representativo e proporcional das matrículas em escolas médicas de todo o País. Participarão 3.745 concluintes de 32 cursos de medicina, de todas as regiões. Desse total, 17 cursos são de instituições de ensino privadas e 15 públicas. Ainda não foram divulgados os nomes das universidades participantes.

Fonte: Assessoria de Legislação e Ensino da Pró-Reitoria de Graduação – (85) 3366-9521

Acessar Ir para o topo