Aluno Especial

O que é um aluno especial?

É o estudante já graduado que deseja cursar disciplinas na UFC. Vale também para estudantes de cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas fora da Região Metropolitana de Fortaleza.

Nesse caso, como proceder?

No período de inscrições informado no Calendário Universitário, o estudante deve se dirigir à coordenação de cada curso que possui as disciplinas pleiteadas, para que o coordenador possa expressar o consentimento para a matrícula. Depois disso, deve comparecer à Divisão de Seleção e Matrícula da Prograd (Campus do Pici), levando toda a documentação exigida. Os formulários para requerimento de inscrição são disponibilizados no site da Prograd no período de inscrição.

Qual é a documentação exigida?

O aluno graduado deve ter em mãos cópias legíveis do diploma de graduação, documento de identidade e CPF. Já o aluno de graduação de outra IES precisa apresentar cópias legíveis do documento de identidade e CPF, além dos originais do histórico escolar, atestado que comprove estar regularmente matriculado em outra IES e autorização da IES de origem para cursar disciplinas como aluno especial na UFC.

Por quanto tempo posso cursar disciplinas na UFC como aluno especial?

O aluno especial não pode exceder o limite de cinco disciplinas cursadas na UFC e nem ultrapassar o prazo de quatro semestres letivos.

Quando é aberto o período de inscrições?

O período de inscrições sempre é informado no Calendário Universitário.

Aluno especial pode pegar emprestado material nas bibliotecas da UFC?

Segundo a direção da Biblioteca Universitária, não é permitido empréstimo de acervos a estudantes com vínculo temporário na Universidade. No entanto, pode ser feita consulta local.