PIBID e Residência Pedagógica convocam selecionados para Seminário de Abertura

Data de publicação: 9 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

Todos os selecionados pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e pelo Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica – RP da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão convocados para Seminário de Abertura das Atividades que acontece na segunda-feira (13).

Na ocasião, estarão presentes Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, e os coordenadores institucionais do PIBID, Prof. Gerardo Viana, e da Residência Pedagógica, Profª Ingrid Louback, que apresentarão os programas, a divisão de funções e as dinâmicas desses projetos. O evento acontece das 14h às 17h, no Auditório Reitor Antônio Martins Filho, da Faculdade de Direito, no Centro de Fortaleza.

São esperadas cerca de 500 pessoas envolvidas nos dois programas, entre estudantes bolsistas, preceptores e supervisores das escolas participantes, orientadores e coordenadores de área.

Mesa –  Na ocasião haverá uma mesa redonda para discutir “Expectativas para um novo diálogo entre escola e universidade: o papel do PIBID e RP”. Compõem a mesa, além dos dois coordenadores dos programas, a Profª Carmensita Matos Braga Passos, docente aposentada pela Faculdade de Educação da UFC e ex-coordenadora institucional do PIBID na UFC, o Prof. Daniel Vasconcelos Rocha, assessor técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Prof. Wesley Rocha Barbosa, gerente de Desenvolvimento Curricular da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME).

Cadastro – Antes disso, nesta sexta-feira (10), somente os professores  orientadores na UFC devem comparecer à reunião, às 14h30min, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O objetivo é orientar sobre o cadastro dos bolsistas no Sistema de Concessão de Acompanhamento de Bolsas e Auxílios (SCBA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que deve ser realizado pelos orientadores.

Sobre o PIBID – O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos buscam promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início do curso para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola básica, aumentando assim a convivência dos graduandos com a realidade do exercício da docência e a qualidade de sua formação.

Sobre a Residência Pedagógica – O Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica – RP faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES), com foco nos estudantes de licenciatura na segunda metade do curso, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Fonte: Coordenação Institucional do PIBID/UFC e Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica – RP/UFC– fone: 85 3366 9527