PIBID oferta 17 vagas para bolsistas; inscrições até segunda (29)

Data de publicação: 25 de abril de 2019. Categoria: Notícias

Alunos de cursos de licenciatura têm até próxima segunda-feira (29) para se inscrever na seleção de novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O Edital Nº 16/2019 prevê, ao todo, 17 vagas, sendo sete destas para bolsistas remunerados e as outras dez para voluntários, distribuídas entre os cursos de Física, Matemática, Música, Pedagogia e Química. A maioria das vagas é destinada a alunos dos campi de Fortaleza (Benfica e Pici). A exceção é o curso de Música, cujas vagas são para alunos do Campus Sobral.

A documentação necessária para inscrição deve ser entregue nos locais e horários especificados no edital. São exigidos os seguintes documentos:

• Ficha de inscrição preenchida e assinada;
  • Cópia da carteira de identidade ou visto de permanência definitiva;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia de comprovante de matrícula no semestre atual;
  • Cópia do título de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral (www.tse.gov.br);
  • Cópia do certificado de reservista, no caso dos homens;
  • Cópia do histórico escolar atualizado;
  • Curriculum Vitae, acompanhado dos documentos comprobatórios;
  • Carta de motivação, explicitando o interesse em participar do PIBID.

Para concorrer à bolsa, entre outros requisitos, o aluno precisa ter integralizado menos de 60% da carga horária regimental do curso e possuir cadastro e currículo publicado na Plataforma Freire.

A seleção ocorrerá em duas etapas. Na primeira, serão analisados histórico escolar, Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e Curriculum Vitae dos candidatos, além da verificação dos requisitos da inscrição. Já na segunda etapa haverá entrevistas individuais e análise das cartas de motivação.

PIBID  O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte das iniciativas do MEC, por meio da CAPES, cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos buscam promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola básica, aumentando assim a convivência dos graduandos com a realidade do exercício da docência e a qualidade de sua formação.

Fonte: Coordenação do PIBID na UFC – fone: (85) 3366 9527