PET-SESu – Programa de Educação Tutorial – Secretaria de Educação Superior

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Atualmente, o PET conta com 779 grupos distribuídos entre as diferentes áreas do conhecimento em 114 Instituições de Ensino Superior do país (IES). O programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O PET-SESu objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, proporcionando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos. Também estão entre os objetivos do programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

O PET-SESu constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e socais. O programa não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento científico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

O PET-SESu oferece bolsas para alunos da graduação:
Bolsas do PET-SESu

Mais informações sobre o PET-SESu:
CAD – Coordenadoria de Acompanhamento Discente