Casas de Cultura ofertam turmas de disciplinas optativas livres para alunos da graduação

Data de publicação: 25 de novembro de 2020. Categoria: Notícias

Há disciplinas ofertadas pelas seis unidades das Casas de Cultura (Foto: Rafael Cavalcante)

As Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará ofertam disciplinas optativas livres a alunos veteranos dos cursos de graduação para o semestre letivo 2020.2. Há 34 turmas ainda com vagas disponíveis para o Ajuste de Matrícula em Tempo Real, que ocorre nestas quinta (26) e sexta-feira (27).

Há disciplinas ofertadas pelas seis unidades das Casas de Cultura Estrangeira (Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa), voltadas à compreensão leitora, estrutura e uso da língua, compreensão de tópicos gramaticais e produção de textos oficiais, além de português para estrangeiros.

Os interessados devem verificar se disciplinas optativas livres são previstas pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e o limite estabelecido.

CAMPI DO INTERIOR – A princípio, estas aulas serão realizadas no formato remoto, mas poderão ser ofertadas de modo presencial no futuro, se houver regressão da pandemia de covid-19 em Fortaleza. Logo, alunos dos campi no interior poderão se matricular, mas, para tanto, precisarão enviar, à coordenação de curso, solicitação na qual manifestem ciência de que as Casas de Cultura Estrangeira não poderão dar continuidade à oferta das disciplinas no interior quando as aulas retornarem ao modo presencial. Os alunos interessados, então, deverão incluir na solicitação de matrícula o seguinte texto:

“Eu, João da Silva Silva, inscrito sob o nº de matrícula XXXXX, declaro estar ciente de que minha participação em quaisquer das disciplinas ofertadas pelas Casas de Cultura Estrangeira somente será permitida e viabilizada enquanto permanecer o ensino remoto, no contexto da pandemia de covid-19, sendo essa participação limitada ao número de vagas ofertadas na disciplina.”

MATRÍCULA – No Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba “Ensino”, o aluno deverá clicar em Matrícula On Line > Realizar Matrícula em Tempo Real > Buscar Turmas e, depois, selecionar como unidade responsável “COORD. GERAL DAS CASAS DE CULT ESTRANG. – FORTALEZA”, onde poderá visualizar a oferta e escolher a turma desejada.

Fonte: Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira – e-mail: culturaestrangeira@ufc.br