ENADE: 17 cursos serão avaliados na UFC em 2018; confira relação

28 de junho de 2018

As diretrizes, os procedimentos e as datas do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 estão listados no edital publicado Diário Oficial da União da última sexta-feira (22).

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), serão avaliados 17 cursos. Os Coordenadores de Cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos estudantes concluintes regulares entre 2 de julho e 12 de agosto. Já o Cadastro dos estudantes concluintes regulares deve ser feito pelo próprio aluno, de 14 de agosto a 21 de novembro. O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas que serão avaliadas em 2018. Os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela Instituição de Educação Superior (IES), ficarão dispensados da participação no Enade 2018, mas precisam ser inscritos dentro do prazo divulgado. Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do Exame. A situação de regularidade no Enade será divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Aqueles que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.

São considerados estudantes ingressantes aqueles que iniciaram um dos cursos avaliados em 2018, que tenham cumprido de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 13 de agosto deste ano. Os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e que não tenham colado grau até 13 de agosto de 2018. Já os concluintes dos cursos superiores de tecnologia devem concluir o curso até dezembro de 2018 ou integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até 13 de agosto. O grupo de estudantes habilitados para o Enade 2018 deverá ser inscrito pela IES independentemente de ter registrado sua participação em edições anteriores do Exame.

Cadastro – O estudante deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade, e ter sido devidamente inscrito pela IES previamente. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD, e um endereço de e-mail válido. Os estudantes habilitados que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação. O estudante que necessitar de Atendimento Especializado e/ou Específico deverá informar a condição que motiva a solicitação de atendimento e comprovar por meio de documentos a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado.

Estrutura do Exame – A prova do Enade terá duração de quatro horas e será composta por dez questões de Formação Geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo três discursivas e 27  de múltipla escolha. As questões discursivas do componente de Formação Geral vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Reunião – A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) realizará, na próxima quarta-feira (4), reunião de orientação e esclarecimentos sobre o Enade. O encontro será às 9h, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

São convidados os coordenadores dos cursos que serão avaliados nesta edição e dos que participaram da edição anterior. Dentre os tópicos a serem abordados, destacam-se as instruções sobre as diretrizes do Exame, resultados da edição anterior e também a situação dos alunos pendentes.

Enade – O Exame Nacional Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará podem obter mais informações no site do Enade na UFC.

  • Clique aqui para acessar o edital
  • Confira aqui o cronograma

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos: