Residência Pedagógica: abertas inscrições para estudantes e preceptores

Data de publicação: 22 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

Os projetos serão realizados em escolas públicas da educação básica

Estão abertas, até o dia 28 de agosto, inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Residência Pedagógica – RP. São ofertadas 4 vagas para professor preceptor e 68 vagas, entre remuneradas e voluntárias, para estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Estudantes – Conforme o Edital Nº 36/2018, há vagas para as seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Matemática, Música (Sobral) e Pedagogia.

É necessário que o candidato esteja devidamente matriculado, cursando o 5º semestre ou a segunda metade do curso e dispor de 10h semanais, sendo a duração do programa de 17 meses. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Na seleção, estarão em análise documentação, histórico escolar, currículo e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), havendo também entrevista individual e avaliação da “carta de motivação”, em anexo ao edital. As inscrições devem ser feitas pelos respectivos e-mails indicados no edital.

Os projetos serão realizados em escolas públicas com o objetivo de promover atividades didático-pedagógicas, fortalecendo a relação teoria e prática, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola básica.

Professores – De acordo com o Edital Nº 35/2018, podem participar da seleção de preceptores, candidatos que possuam experiência mínima de dois anos de magistério na educação básica, seja professor em umas das escolas habilitadas e esteja atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto. A duração do programa é de 17 meses e o professor deve acompanhar e orientar de 8 à 10 residentes. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Educação Física, Física,Letras-Inglês, Pedagogia e Química, sendo a lista de escolas participantes por curso/subprojeto informadas no edital.

O processo se dará por duas etapas. A primeira será de análise do Curriculum Vitae e do atendimento dos requisitos para inscrição, e a segunda de entrevista individual e analise de “carta de motivação”, em anexo ao edital. As inscrições devem ser feitas pelos respectivos e-mails indicados no edital.

Resultado – O resultado final das duas seleções será divulgado até o dia 5 de setembro. Os candidatos classificados no limite do número de vagas anunciadas no edital serão chamados imediatamente. Os classificáveis serão chamados na medida da ocorrência de novas vagas, respeitando a ordem de aprovação.

Sobre o Programa – O Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica – RP faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

• Edital Nº 36/2018 – Seleção de alunos para Bolsas de Residência Pedagógica
  • Edital Nº 35/2018 – Seleção de Professores Preceptores para Bolsas de Residência Pedagógica

Fonte: Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica – RP/UFC – Fone: 85 3366 9527