Solenidade de entrega da Magna Cum Laude será nesta terça-feira (16)

Data de publicação: 15 de abril de 2019. Categoria: Notícias

Nesta terça-feira (16), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) irá condecorar os alunos concludentes em 2018.2 agraciados com o título Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, em latim). A distinção será entregue pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, em solenidade que se realizará  às 16h, no auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. No total, 56 estudantes receberão o título.

No dia 3 de abril foram entregues pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Henry de Holanda Campos, as distinções do tipo Summa Cum Laude. Até o dia 30 deste mês serão entregues as distinções Cum Laude por cada Unidade Acadêmica.

Segundo o Prof. Cláudio Marques, uma vantagem dos agraciados com essas distinções é o reconhecimento que eles obtêm em concursos para docência e seleções de mestrado e doutorado, por exemplo.

Até ano passado, a Magna Cum Laude era a única distinção concedida pela UFC. Agora, são três as distinções que os concludentes podem receber da universidade, de acordo com os critérios estabelecidos pela Resolução Nº 45/Consuni, de 26 de julho de 2018.

De acordo com o pró-reitor, o principal objetivo dessas mudanças é valorizar ainda mais aqueles estudantes que se destacaram no percurso da graduação. Ele ressalta que a UFC vive um momento de prestígio, pois vem se destacando em diversos rankings de processos avaliativos e, portanto, “nada mais justo do que a universidade reconhecer o papel que o nosso aluno tem na construção dessa qualidade”.

Sobre as solenidades que são realizadas pela primeira vez, ele explica que a Universidade necessita de processos nos quais seja feito o devido reconhecimento a quem se destaca. Além disso, será feito o constante registro desses destaques dos cursos de graduação. A relação de alunos agraciados com as distinções acadêmicas será publicada, a cada semestre, no site da PROGRAD.

COMO FUNCIONA – As distinções Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude são concedidas àqueles que tiveram Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500, completaram o curso no tempo padrão, sem reprovações e trancamentos, entre outros critérios estabelecidos pelos cursos. Segue as determinações da Resolução Nº 45/ Consuni, de 26 de julho de 2018, a qual entre outras definições, estipula uma quantidade máxima de agraciados por curso.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 3366 9498