THE: UFC é a 19º melhor da América Latina

Data de publicação: 19 de junho de 2019. Categoria: Notícias

UFC avançou mais de 30 posições no ranking da THE

Um dia de festa para a sociedade cearense. A Universidade Federal do Ceará avançou mais de 30 posições e agora é a 19ª melhor da América Latina, segundo a Times Higher Education (THE), a maior e mais prestigiada provedora de dados sobre excelência universitária do mundo. Na edição 2019 do Latin America University Rankings, elaborada pela companhia, a UFC obteve seu melhor resultado das quatro edições do ranking já produzidas.

A Federal do Ceará também garantiu a liderança no Norte e Nordeste do País. Entre as universidades brasileiras, ficou em 13º lugar. Em 2018, a UFC ficou incluída entre a 51ª e a 60ª posições (o ranking só especifica a colocação exata até o número 50). Nesta edição, a THE avaliou 150 universidades de 12 países da América Latina, considerando 13 indicadores de performance, organizados em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e internacionalização.

“É uma imensa alegria, porque isso reafirma o que os mais diversos rankings vêm apontando sobre a posição da UFC. A gente fecha com chave de ouro um ciclo de quatro anos. No ranking da THE, especialmente, que é muito complexo e analisa várias dimensões, o resultado é ainda mais significativo e mostra que estamos no rumo certo, principalmente quando definimos as prioridades da gestão, com o empenho de toda a equipe da administração e de toda a comunidade acadêmica”, avaliou o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que encerra em agosto o mandato à frente da Universidade.

RESULTADO EM DETALHES – A nota geral da UFC, uma média entre as cinco áreas citadas, ficava, em 2018, no intervalo entre 49.4 e 53.4 pontos. Neste ano, a pontuação subiu para 68.4, puxada principalmente pelos resultados em pesquisa e ensino, as duas áreas de maior peso na nota final, conforme metodologia do ranking.

Na pesquisa, a UFC passou de uma pontuação de 48.5 para 80.9 entre 2018 e 2019. Esta área, que observa o volume, os resultados e a reputação dos estudos desenvolvidos pela instituição, é a segunda de maior peso, representando 34% da nota final. No ensino, que tem 36% da média e que analisa o ambiente de aprendizado da universidade, a Universidade subiu de 52.6 para 74.6 pontos.

A transferência de conhecimento (cujo peso é 2,5%) também teve importante incremento na UFC. Nessa área, a qual mede a capacidade da instituição de ensino em ajudar o setor produtivo em inovações, invenções e consultorias, a UFC teve sua pontuação elevada de 43 para 51.5 pontos. Em relação à internacionalização, cujo peso é de 7,5%, houve um leve acréscimo, passando de 30.2 para 30.9. Essa área avalia a habilidade de uma universidade em atrair graduandos, pós-graduandos e professores de outros países.

“Esse resultado é uma resposta a muita coisa, principalmente neste momento de críticas às universidades e de crise. Nós crescemos na crise e com a crise. Fica claro que a Universidade tem um imenso potencial e fica, portanto, a responsabilidade de manter esse padrão. A UFC é uma universidade contemporânea, sintonizada com as diretrizes universais que medem a responsabilidade de uma universidade pública”, afirmou o reitor Henry Campos.

Ele destacou, ainda, que foram estabelecidas prioridades ao longo dos últimos anos: o apoio à graduação – mais de 70% dos cursos da UFC são avaliados com notas 4 e 5, as máximas, pelo Ministério da Educação –; o grande salto da pós-graduação com o crescimento da pesquisa e do impacto dos estudosdesenvolvidos pela Universidade; a extensão, com seus mais de 1.200 projetos – que beneficiam cerca de 4 milhões de pessoas no Ceará –; e a expansão para o Interior com qualidade.

“Tudo isso numa universidade democratizada, com políticas firmes de assistência estudantil dentro das nossas possibilidades, e com compromisso social. É um incentivo, um momento de orgulho e muita comemoração. Um dia de festa para a sociedade cearense, que tem sua mais antiga universidade recebendo esse reconhecimento. Crescemos no plano internacional. Estou muito feliz e divido essa felicidade com a equipe de gestão e com toda a comunidade”, complementou.

O Latin America University Rankings é liderado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (com 88.6 pontos), seguida da Universidade de São Paulo (88 pontos) e da Universidade de Campinas (87.8).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331