Trancamento de matrícula pode ser realizado até sexta-feira

22 de julho de 2013

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) que desejam realizar o trancamento de matrícula, total ou parcial, referente ao período letivo 2013.1, devem encaminhar o pedido à coordenação do seu curso de quarta (24) até sexta-feira (26).

O trancamento parcial de matrícula em disciplinas anuais, direito assegurado a todos os estudantes da UFC, permite realizar o cancelamento da matrícula nas disciplinas desejadas, mas exige que o aluno permaneça matriculado no mínimo de créditos permitido pelo curso.

Já o trancamento total de matrícula é renovável a cada semestre e não conta tempo para efeito de jubilação. O período máximo que o estudante pode permanecer sem matrícula em disciplinas é de dois anos (quatro semestres).
Para solicitar o trancamento total de matrícula, o estudante deve atender a pelo menos uma das seguintes exigências: doença ou gravidez atestada pelo Serviço Médico da UFC; mudança de domicílio para outra cidade; exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários e obrigação de natureza militar.

O trancamento de matrícula só é recomendado em situações de extrema necessidade, pois traz prejuízos como o rebaixamento do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Para mais informações sobre trancamento parcial e total de matrícula, o estudante pode consultar o Manual do Aluno.

Nova modalidade – O período de inscrição para nova modalidade de curso para os concludentes 2013.1 será de 23 a 25 de julho, nas coordenações de curso. Enquadram-se nessa situação, os estudantes de bacharelado que desejam possuir também a licenciatura, sem perder o fluxo contínuo do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – (85) 3366 9498