UFC divulga edital sobre participação no SISU

18 de janeiro de 2019

Para garantir a vaga na UFC, há duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais (Foto: Viktor Braga/UFC)

Atualização em 24/01/2019 – A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2019.

O período de inscrição para o SISU 2019 vai de 22 a 27 de janeiro. Inicialmente as inscrições se encerrariam na sexta-feira (25), mas devido a instabilidades no sistema o Ministério da Educação anunciou, na quinta-feira (24), a prorrogação das inscrições até domingo (27).

De acordo com o Edital Nº 02/2019 PROGRAD/UFC, de 18 de janeiro de 2019, a seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem 2018. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, há duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira é realizada no período da Chamada Regular ou Lista de Espera, e a segunda em datas definidas de acordo com o semestre de ingresso.

Cotas – Para os candidatos cotistas (conforme a Lei Nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada por uma comissão da Universidade. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas de acordo com critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Perde a vaga o candidato que deixar de cumprir qualquer uma dessas etapas nos prazos estipulados ou que entregar a documentação incompleta.

A UFC disponibiliza no Sisu 1º/2019 todas as suas vagas da graduação presencial, com exceção do curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com solicitação de matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências e cancelamentos nas vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

Lista de Espera – As vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular do SISU 1º/2019 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo Sisu. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso. As inscrições para Lista de Espera serão realizadas de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Canais oficiais – Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 27 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC): www.sisu.mec.gov.br.

Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC: www.sisu.ufc.br. A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital Nº 83/2018 INEP/MEC e Edital Nº 02/2019 PROGRAD/UFC.

Leia mais:
Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?
UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta no site do MEC
Resultados individuais do Enem 2018 já estão disponíveis
Perguntas Frequentes

Fonte: Coordenação do SISU na UFC  e-mai: sisu@ufc.br.