UFC é universidade com mais cursos de excelência entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Data de publicação: 11 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Dados mais detalhados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) obtidos pela Universidade Federal do Ceará mostram que nenhuma outra instituição nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País teve, proporcionalmente, tantos cursos com padrão de excelência quanto a UFC. De 51 cursos da UFC avaliados no ano passado, 34 obtiveram notas 4 e 5, de acordo com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova.

Esse número representa 66,6% da amostra de cursos – à frente dos 63,6% e dos 62% registrados, respectivamente, pelas universidades federais do Vale do São Francisco (Univasf) e Rural de Pernambuco (UFRPE), ambas no Interior de Pernambuco. A UFC teve o 20º maior percentual entre todas as universidades avaliadas no Brasil e o 15º considerando somente as universidades públicas federais.

Cursos no Top 10 ‒ Mais uma vez diversos cursos da UFC se destacam no Enade. A licenciatura noturna em Educação Física da UFC, com nota 5, aparece em primeiro lugar no Brasil entre os 553 cursos da área avaliados, empatando com o curso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também com nota 5, a licenciatura integral em Educação Física da UFC ocupa o quarto lugar do ranking.

Outros oito cursos da UFC se situam entre os dez melhores do País em suas áreas: os de Letras-Inglês (4º), Ciência da Computação-Fortaleza, Engenharia de Energias Renováveis (7º), Engenharia Civil (8º), Engenharia Ambiental (9º), licenciatura integral em Ciências Sociais, Engenharia de Produção Mecânica e Tecnologia em Redes de Computadores (10º).

Ciclo azul  O Enade 2017 avaliou cursos de ciências exatas, licenciaturas e seus respectivos bacharelados (com exceção da Educação Física, cujo bacharelado faz parte da área de saúde). Na UFC, 1.942 estudantes participaram da prova.

Os alunos da UFC podem acompanhar as informações sobre o exame também no site do ENADE na UFC.

ENADE: UFC alcança conceito de excelência em 34 cursos e supera média nacional

Fonte:  Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos ‒ fone: 85 3366 9496