UFC sobe 20 posições em ranking das melhores universidades do BRICS 2018

Data de publicação: 24 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará ocupa a 131ª posição no Ranking Universitário do BRICS 2018, elaborado pelo QS Universities, o que representa um salto de pelo menos 20 posições em apenas um ano. O BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, possui mais de 9 mil instituições de ensino superior.

No último levantamento elaborado pelo QS, a UFC estava situada em uma faixa entre as 151 e 200 melhores universidades do grupo (o ranking só define uma posição exata até o número 150, reunindo as universidades avaliadas em faixas de 50 a partir daí).

O QS Universities é um dos mais importantes levantamentos de avaliação acadêmica do mundo. Anualmente, ele elabora um ranking mundial, regional (neste ano, a UFC foi a 55ª da América Latina) e também agrupando conjunto de países com características comuns (além do BRICS, o QS avalia os países árabes, por exemplo). Entre as universidades brasileiras, a UFC ficou na 20ª posição.

O ranking é elaborado a partir de oito critérios. Em metade, a UFC apresentou avanços significativos: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, professores com doutorado e quantidade de citações acadêmicas por artigo publicado.

A UFC obteve seu melhor desempenho no quesito reputação acadêmica, na 101ª posição. Essa pontuação é definida a partir de pesquisa de opinião com mais de 7 mil acadêmicos de todo o mundo sobre as melhores instituições em termos de pesquisa. A UFC também se destacou na relação de professores com doutorado (102ª posição).

O desempenho da UFC ficou 5,3% acima da média do BRICS e 24,3% acima da média brasileira. Das 10 melhores universidades do BRICS, 7 são chinesas, 2 são indianas e 1 é russa. A universidade brasileira melhor situada é a Unicamp, na 12ª posição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331